Exames - CRO : Corpus Radiologia Odontologia

EXAMES



Radiografia Panorâmica Digital
Radiografia panorâmica é um raio-x sobre o complexo maxilo-mandibular. É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia, onde a visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas são de fácil compreensão para o dentista.


Radiografia Periapical Digital
A radiografia periapical possibilita o estudo detalhado de um ou mais dentes, ao mostrar a anatomia dentária e as estruturas que a circundam por meio de uma imagem bidimensional. Esta radiografia mostra com definição a coroa e a raiz do dente e o espaço articular, o osso alveolar e outras estruturas. Dessa forma é possível identificar dentes mal posicionados ou alterações anatômicas, além de descobrir o histórico de tratamentos dentários do paciente.


Radiografia Oclusal
A radiografia oclusal é indicada para pacientes que sofreram perda dentária e precisam verificar se ainda há raízes residuais, dentes inclusos ou dentes supranumerários. Também é utilizada no estudo de grandes áreas patológicas. O exame possibilita a visualização das maxilas e mandíbula, além de apresentar o histórico de tratamentos dentários do paciente.


Radiografia Interproximal
Também conhecida como Bite Wing é utilizada para visualizar as coroas dos dentes posteriores, ou seja, dos pré-molares e molares do lado direito e esquerdo. Ela é realizada com o paciente em oclusão, mordendo uma aleta ou um posicionador. Dessa forma, é possível ver os dentes superiores e inferiores em um mesmo exame.


Telerradiografia Com e Sem Traçado
É uma radiografia lateral do crânio onde a cabeça do paciente é posicionada perfeitamente em perfil através do cefalostato. Junto às estruturas ósseas do crânio também visualiza-se as partes moles do perfil. Este procedimento é empregado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial. Sobre esta incidência são realizadas análises cefalométricas onde avalia-se o padrão dento -esquelético - facial e o crescimento do crânio e da face.


Idade Óssea
O exame de idade óssea consiste em raio-X de mãos e punhos que avalia o aspecto dos ossos dessa região e compara com o aspecto típico de cada idade. Pode estar alterada quando a diferença da idade óssea em relação à idade do paciente superior a 1 ano. Além disso, permite que se faça uma previsão de altura final do paciente, de acordo com o valor da idade óssea e a altura atual. Uma altura prevista muito abaixo da esperada para a altura alvo é um dos fatores considerados para indicar tratamento da baixa estatura.


ATM
ATM significa Articulação Temporomandibular, que é a articulação da mandíbula com o crânio – especificamente o processo condilar da mandíbula com o osso temporal – que resultam nos movimentos para baixo e para frente quando abrimos a boca. Qualquer alteração nessa articulação, denominamos de DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular). As DTMs podem levar à dor, assimetria facial, limitação de abertura bucal e até distúrbios posturais. A ATM é constituída por componentes ósseos (cabeça da mandíbula; fossa articular; eminência articular do osso temporal) e


Documentação Odontológica
A documentação odontológica representa um material de grande valia para o cirurgião-dentista , no que se refere a prática clínica e aos casos de litígios que normalmente começam no ambiente de trabalho e podem terminar em tribunais de justiça . Quando se fala de documentação odontológica associa-se o termo ao prontuário odontológico que representa um instrumento de defesa para o profissional no caso de processos éticos , administrativos , civis e criminais . Possuir o prontuário devidamente preenchido é uma obrigatoriedade e não impede que um processo de quaisquer natureza j


Estudo Ortodôntico
Trata-se de um instrumento que tem por objetivo facilitar o ato de confeccionar modelos ortodônticos para estudo, atingindo os graus e o paralelismo necessários de um modelo perfeito. Esse nome surgiu do espanhol zócalo = base, portanto ‘zocalador’ = base para modelar, também é conhecido por Delineador de Modelos, a maneira mais correta de tratá-lo na língua portuguesa. É produzido em sete tamanhos: Mini (MI); Pequeno (P); Médio (M); Grande (G), Intermediário (IN), Extra (E), Gigante (GIG).


Modelo Digital
Os modelos das arcadas dentárias dos pacientes são indispensáveis para a documentação e o correto planejamento do tratamento ortodôntico. A utilização de modelos ortodônticos digitais vem sendo utilizada como um novo componente da documentação ortodôntica em substituição do modelo físico, visto que, na Ortodontia, as radiografias e as fotografias digitais também já são usadas de forma rotineira. Os modelos tradicionais além de serem frágeis e ocupar muito espaço nos consultórios são difíceis de serem transportados. Com os modelos ortodônticos virtuais, o profissional


Tomografia Computadorizada Cone Beam
A Tomografia Computadorizada Volumétrica de Feixe Cônico é uma técnica revolucionária de obtenção de imagem que utiliza um feixe cônico de radiação (Cone Beam) associado a um receptor de imagens . Nesta técnica, o conjunto fonte de raios X e receptor de imagens gira 360º uma única vez em torno da região de interesse. Durante este giro, múltiplas projeções em ângulos diferentes são obtidas são enviadas ao computador. Essas projeções contêm toda a informação necessária para compor a matriz da imagem em 3D. Após a captação da imagem, o paciente pode ser liberado, vis




CopyRight - Todos os direitos reservados para CRO Corpus
Pouso Alegre:
Av Cel. Alfredo Custódio de Paula, 255, Bairro Medicina. (35) 3429 7750
Cambuí:
Rua Governador Valadares, 253, Centro. (35) 3431 4308
Santa Rita do Sapucaí:
Rua Horácio Capistrano, 201, Centro. (35) 3471 2734
Paraisópolis:
Rua Silviano Brandão, 588, Centro. (35) 3651 2095